Home, Inicio João Gomes Mota contacto Web Design
JavaScript
INVESTIGAÇÃO FOTOGRAFIA WEB DESIGN DESCOBERTAS
 

Codificação de e-mail

Redução da susceptibilidade ao spam

Resumo: Método simples para dificultar a leitura de endereços de e-mail por parte dos robots (de software) especializados em reunir endereços para envio de spam.

 

Explicação

Uma das formas mais usados pelos spammers para "caçar" endereços de correio electrónico (e-mail) é percorrer as páginas à procura do caracter @ seguido de um domínio válido: fulano@nome.dominio, por exemplo.

Por isso, uma das maneiras mais simples de os despistar é eliminar esse caracter e tudo aquilo que se associe a um endereço de e-mail, como o URL começado por:

<A HREF="mailto:...">

O pequeno script que ora apresento transforma a linha de texto (caixa de cima) na sequência de caracteres ASCII que lhe correspondem (caixa de baixo), bastando depois inserir essa sequência no código da página.

 
 

texto

código

 

Notas

  1. No caso de um ponteiro (link) "mailto:...", codifique o endereço que aparece na página E o link associado que não se vê.
  2. Se o texto a codificar exceder as 42 letras, o código resultante pode ficar incompleto; para ultrapassar esta limitação é necessário dividir o texto em dois.
  3. No texto a codificar use apenas os caracteres não acentuados, pois os outros correspondem a caracteres diferentes nos outros alfabetos e conjuntos de caracteres.
  4. Assegure-se que o código é acrescentado à página-fonte e não num editor visual.

Para encontrar uma aplicação prática deste método, consulte o código da minha página de contacto.

Este método está longe de ser totalmente eficaz mas oferece uma boa protecção adicional por um baixo custo.

©2002 João Gomes Mota
Home, Inicio
 
WEB DESIGNJAVASCRIPT
Escrito em Abril 2003, última alteração em Junho 2003 inicio da página